Unhas segredos ou revelações

11.03.2009 · Postado em Unhas

Unhas revelações ou segredos

 

A unha é um anexo que pode nos revelar o quão saudável ou doente pode está uma pessoa, além das alterações patológicas próprias das unhas podemos através delas perceber repercussões de dermatoses e doenças sistêmicas.

As unhas são formadas por proteína de aminoácidos ricos em enxofre, com pouco cálcio, formando uma queratina endurecida. Elas têm importância como órgão funcional e estético. A lâmina ungueal absorve água e sua flexibilidade depende do conteúdo de água. Quando saturada pode ter até 30% do seu peso total em água.

Como sinas de doenças sistêmicas percebidos nas unhas podemos citar as unhas hipocráticas ou em “vidro de relógio”, que são encontradas em pacientes cardiopatas e em pacientes com doenças pulmonares, como insuficiência respiratória. Nos pacientes com doenças hepáticas podemos ter onicorrexe, que é a unha quebradiça, fragmentada ou com fissuras longitudinais, coiloníquia, que é a unha adelgaçada, estrias e fragilidade ungueal. As doenças gastrointestinais crônicas como colite ulcerativa e doença de Crohn pode tornar as unhas quebradiças, adelgaçadas e causar onicólise, que é a separação da lâmina ungueal do leito na metade distal de sua inserção. As doenças renais também têm seu papel nas alterações das unhas podendo-se encontrar estrias brancas transversais na síndrome nefrótica e em doenças renais com hipoalbuminemia. Em doenças hematológicas com anemias graves temos uma palidez do leito ungueal enquanto na policitemia o leito torna-se cor vermelho azulado. Nas doenças endócrinas como o hipotireoidismo pode-se observar o crescimento lento das unhas que geralmente se tornam finas e frágeis podendo apresentar onicorrexe, onicólise, estrias e outras anomalias. Nos estados carenciais ocorrem anomalias ungueais como fragilidade, estrias, onicólise, onicorrexe e outras.

Percebemos que as unhas por serem externas podem nos revelar várias alterações que podem está ocorrendo em nosso organismo, além das citadas no texto temos as causadas por doenças vasculares, doenças do colágeno, afecções neurogênicas e psicogênicas, doenças infecciosas, intoxicações por drogas e toxinas dentre outras.

Das alterações próprias das unhas a que mais nos chama atenção no que diz respeito a gravidade é o aparecimento de estria longitudinal acastanhada que pode ser melanoma, uma neoplasia ou câncer de caráter agressivo e deve-se fazer diferenciação com a melanoníquia, rara em pacientes brancos, sendo assim importante uma consulta dermatológica para se esclarecer as possíveis alterações.

As unhas são espelhos de nosso organismo devendo ser tratadas com a atenção que merecem.

Compartilhe:
  • Print
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Twitter
  • RSS
  • Add to favorites
  • LinkedIn

38 Respostas to “Unhas segredos ou revelações”

  1. Dr. bom dia

    Estou com as unhas das mãos muito fracas,sem vida, tem estrias(ondinhas)e alguns pontos brancos, deixei de fazer as unhas,para evitar prods. quimicos ha 1 mes, e nada alterou, gostaria de marcar uma consulta, é possivel.

    Grata

  2. Vicente Guimarães disse:

    Tem inofrmação de profissional médico na cidade de Cuiabá com conhecimento nesta área, ou seja, que leve em consideração as alterações da unha: fissuras, e especie de “nervuras” ou “saliencias longitudinais” nas unhas das mãos.

  3. Caro Vicente,

    Infelismente não conheço nenhum profissional ai em sua região. Trato de um paciente que mora próximo de Cuibá e que não obteve resultados por ai, pois tem uma doença rara, psoríase ungueal.
    Você já buscou algum profissional, dermatologista por ai?
    - Provavelmente deve haver um bom profissional ai!
    - Caso necessite pode me procurar!

    Dr. Adriano Almeida

    CRM: 119.415

    CIPE

    Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 4515. Jardim Paulista. São Paulo – SP.

    CEP: 01 402 002

    Fone: 55 11 3884 7969.

    http://www.doutoradrianoalmeida.com.br

    doutoradrianoalmeida@hotmail.com

  4. Cara Fernanda,

    É sim possível marcar uma consulta.
    - Mando meus contatos!
    - Boa semana!

    Dr. Adriano Almeida
    CRM: 119.415
    CIPE
    Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 4515. Jardim Paulista. São Paulo – SP.
    CEP: 01 402 002
    Fone: 55 11 3884 7969.
    http://www.doutoradrianoalmeida.com.br
    doutoradrianoalmeida@hotmail.com

  5. Renata disse:

    Ao retirar o cinto de segurança, a minha unha levantou e parte se descolou (+ ou – 1/3). Agora, a pele que fica abaixo dessa parte que está descolada, inflama e fica dolorida. Recentemente tive que cortar toda a parte da unha que estava descolada para retirar as peles debaixo que deixavam o dedo inflamado, inchado e sensível. Moro no Rio de Janeiro (capital). Você pode me indicar um profissional para atender o meu caso? Obrigada.

  6. Parabéns!
    Muito sucesso para você!
    - Bjs!

    Adriano Almeida.

  7. hey man I like it. I’m about to write more posts and put your ideas to the test. After all, we always have something new to learn and being humble, I came here to learn. Bookmarked.

    - John

  8. Keila Cristina disse:

    Olá, há muitos anos venho convivido com algo que muitos diagnosticaram como micose nas unhas, mas que nunca se curou. Vc conhece algum especialista em unhas no RJ????
    Obrigada

  9. Took me time to read the whole article, the article is great but the comments bring more brainstorm ideas, thanks.

    - Johnson

  10. Regina Siqueira disse:

    Dr. Adriano,

    Poderia fazer a gentileza de indicar um colega seu, especialista em unhas, aqui no Rio de Janeiro.

    Obrigada,

    Regina

  11. Camila disse:

    Ola doutor!

    Ha mais ou menos 25 anos sofri um acidente e perdi uma unha. Gostaria de saber se e possivel fazer algum tratamento para que essa unha cresca novamente?

    Grata

  12. Thanks!
    It’s great to have you here.

    Dr. Adriano Almeida
    CRM: 119.415
    CIPE
    Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 4515. Jardim Paulista. São Paulo – SP.
    CEP: 01 402 002
    Fone: 55 11 3884 7969.
    http://www.doutoradrianoalmeida.com.br
    dradrianoalmeida@hotmail.com

  13. Cara Camila,

    Primeiramente é preciso saber se a matriz ungueal está viável. Caso ela não tenha sido totalmente destruida há sim possibilidade da unha crescer.
    - Bom final de semana.

    Dr. Adriano Almeida
    CRM: 119.415
    CIPE
    Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 4515. Jardim Paulista. São Paulo – SP.
    CEP: 01 402 002
    Fone: 55 11 3884 7969.
    http://www.doutoradrianoalmeida.com.br
    dradrianoalmeida@hotmail.com

  14. Posso te indicar a Doutora Joana D’Arque.
    Pode achar seu contato no site sociedadedocabelo.com.br
    - Bom final de semana!

    Dr. Adriano Almeida
    CRM: 119.415
    CIPE
    Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 4515. Jardim Paulista. São Paulo – SP.
    CEP: 01 402 002
    Fone: 55 11 3884 7969.
    http://www.doutoradrianoalmeida.com.br
    dradrianoalmeida@hotmail.com

  15. Fabiola disse:

    Bom dia Dr. Adriano, poderia fazer a gentileza de indicar um colega seu, especialista em unhas, na cidade de Campinas-SP?

    Grata

  16. Eudes disse:

    Vi a sua entrevista no programa da Rede vida do dia 7 de novembro e gostaria de tirar algumas dúvidas: Há algum tempo vem aparecendo em meu corpo especialmente na região da face, em torno dos olhos, pescoço e nas costas, pequenas verrugas de cor escura.Sou moreno e tenho 49 anos. Gostaria de saber qual o procedimento para eliminá-las.
    Um abraço

  17. ola amigo dr.adriano meus comprimentos
    eu venho aqui atravez de hum programa que eu asisti voço
    na tv rede vida hoje domingo adorei suas resceitas medicionais parabens pelo em sinamentos ao publico ,eu tenho apele olheosa e cabelos tbm olheoso. oque poço fazer para manter bem cuidados sobre uso de medicamentos manipulados sobre isso no melhor usos dia dia ,e acabar com as rugas na testa e nos cantos dos olhos e pescoço
    eu gostaria muito de saber e compralo os seus produtos manipulados ok obrigado desde ja aguardo asua comunicaçóes aqui abraços ate breve otima semana iniciando pra vocé . foi hum prazer conhecelo , sejam bem vindo ,laercio campos.

  18. Keila disse:

    Desde o mês de junho, há 6 meses atras, tenho tratado da minha unha… E’ uma sensação muito incomoda Ja que estamos sempre com as mãos expostas.
    Minhas unhas começaram a aparecer umas manchas brancas e logo em seguida descolaram comecando pelo meio, os dois primeiros dermatogistas disseram que minha unha estava fraca e a mancha branca era ar que havia entrado no meio das camadas da unha, receitou uma pomada mas Nao melhorou nada… O terceiro dermatologista disse q era comum o q eu tinha em crianças mas Nao deu um diagnostico preciso e a unha Nao melhorou… Há cerca de 4 meses tenho ido mensalmente numa dermatologista que acha q e psoriase,mas ela Nao confirma, So acha e venho tratando como tal.
    Fiz biopsia da unha e Nao deu nada, nenhum sinal de fungo ou qualquer outra doença, fiz exames de tireóide, inúmeros de sangue e a única coisa q acharam foi uma pequena deficiência de zinco no meu organismo, tomei a vitamina de zinco por um mês, mas a medica suspendeu esse tratamento pq eu enjoava demais tomando a vitamina.
    As partes descoladas estao crescendo e vao diminuindo ao cortar a unha, mas a unha nova Nao parece saudável, continua com o mesmo aspecto estranho…
    No momento minhas 10 unhas da Mao e 5 do pe estao nesse estado. Vou mandar fotos no seu e-mail pra ver se o dr.pode Me ajudar.
    Obrigada pela atenção!

  19. Hello, visualizei o teu espaço online e amei imenso, estás a escrever muito bem!
    Vai em frente com o bom trabalho!
    Au revoir

  20. olá, rediges um blogue muito bom, adorei Lê-lo, e novamente aqui estou pois como estamos no natal Feliz Natal, e que para o ano venham muitas postagens a todos os blogues, sendo estes os votos de alegria dos bloguers!
    Feliz Natal e um ótimo 2011

  21. I’m impressed, I need to say. Actually hardly ever do I encounter a weblog that’s each educative and entertaining, and let me inform you, you’ve gotten hit the nail on the head. Your thought is outstanding; the difficulty is something that not enough people are talking intelligently about. I am very glad that I stumbled across this in my seek for one thing regarding this.

  22. Youre so cool! I dont suppose Ive learn anything like this before. So nice to search out any person with some unique thoughts on this subject. realy thanks for starting this up. this web site is one thing that’s needed on the internet, someone with somewhat originality. useful job for bringing one thing new to the internet!

  23. I was more than happy to seek out this internet-site.I needed to thanks on your time for this wonderful learn!! I undoubtedly enjoying every little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you weblog post.

  24. Bruna disse:

    Dr.Adriano queria que você respondesse a uma dúvida. sou viciada em esmaltes e queria saber se o uso contínuo desses produtos causa algum prejuízo ao crescimento das unhas.
    sou vegetariana, mas consumo leite,ovos queijos, e queria saber se a falta das proteínas presentes na carne interfere no fortalecimento das unhas,ja que as minhas nunca crescem e sempre quebram. uso removedor exclui a acetona. isso ajuda?
    queria muito uma resposta.
    obrigado!!
    parabéns pelo seu trabalho.

  25. Gustavo disse:

    Estou com queda de cabelo e gostaria de saber se conhece alguém em Campinas que faz mesoterapia capilar? Estou com dificuldade de achar. Só encontro em São Paulo. Mas para mim ir a São Paulo é meio complicado por causa do trabalho.

    No aguardo,
    Gustavo

  26. Bom dia:), o meu nome é Ricardo e adorei muito da tua página! Muito bonita muito bem!
    Aplica-se imenso com tudo aquilo que aqui li.Existe por vezes há muito para avaliar nos blogues!Nada nada mais satisfatório do que deixar a nossa marca online!E por tudo isso deixei este comentário!
    Assim como tu também tenho uma comunidade online de poker, passa por lá e deixa a tua opinião como fiz aqui…gostariamos muito de lá ter alguém como tu….
    Bye Bye :)

  27. Luana disse:

    Olá, quero tirar uma dúvida, a minha unha está sempre descamando um pouquinho nas pontas, já fui na endocrinologista, fiz os exames de sangue e ela me disse que isso não tem a ver com a falta de vitamina pois os meus exames estão bons. Também já fui ao alergologista, porque tenho dermatite atópica, fiz teste alérgico e ele disse que eu não tenho alergia de esmaltes. Estou sempre hidratando as mãos e quando esta descamando eu corto a unha pra ela crescer normal, e as descamações voltam a aparecer. Tem algumas dicas sobre esse assunto?

  28. Daniela Faria disse:

    Dr. Adriano, bom dia!
    Gostaria de saber se o senhor conheceria, aqui em Recife, algum profissional cuja a especialidade seja unha. Tenho um problema há quase 10 anos de descolamento da unha dos dois dedões do pé. Fiz exames para verficar o tipo de fungo, mas todos deram que não é micose, mesmo assim os médicos me receitaram remédios para tal, fiz tratamentos mas como é de se esperar não surtiram efeito.
    O senhor, por favor, poderia me ajudar.
    Obrigada!

  29. Dr.Adriano bom dia!
    Eu tenho um problema na uma ja tem um tempinho a unha do dedo da minha mão esquetda tem um tipo de micose que não sara eu já usei remédio eu corto ela e la começa a nascer normal e passa alguns dia ela descola e fica aquela coisa feia e o meu outro dedo da mesma não esta com a mesma coisa. eu queria saber como faço para curar este problema. Posso enviar uma foto para o senhor depois Obrigado.
    Att: Cristiana

  30. karla disse:

    Olá, eu tinha o hábito de roer unhas até os dez anos. com muito esforço consegui parar, mas acabei tendo um outro mau hábito que era o de mexer na unha com palito ou algo parecido. Como resultado minha unha descolou e isso já faz muitos anos. Faço qualquer coisa para resolver, me ajude.

  31. Alessandra disse:

    Dr. Adriano,

    Estou com problemas nas unhas (micoses e estrias) e já tentei várias alternativas para a cura, como esmaltes e sprays, mas nada resolver. Vc conhece algum profissional da área em SAlvador-BA que possa indicar.

    Obrigada.

  32. Vagner Teodoro disse:

    Doutor, bom dia !!!

    Já estou meses com a minha unha do dedão do encravada, tem dia que só de encostar o lençol não aguento de dor, esta insuportável, essa unha na verdade eu praticamente não tinha pois ela tinha micose, ai comecei a tomar um remédio para tratar, e deu certo ela voltou a crescer boa novamente, porém ela deve ter crescido errada e encravou na pele lateral, meu dedo vive enxado e vermelho. Quero tratar mas confesso que tenho pavor, pois não consigo nem encostar nela direito, e já me falaram que se eu tomar uma anestesia local não vai pegar devido estar muito inflamada, gostaria de saber como seria o procedimento para trata-la, se tem alguma anestesia que eu possa tomar e não sentir absolutamente nenhuma dor, não tenho convenio, gostaria de saber o valor da consulta, e se fosse necessário fazer uma micro cirurgia, quanto ficaria ? Por favor doutor poderia me passar o maior numero de informação possível ? Como é feito o tratamento no meu caso, primeiro vou tomar alguma medicação para tirar a inflamação para depois mexer ? Pois do jeito que esta não consigo nem tocar, tenho pavor só de pensar em mexer nisso aqui.

    Grato e no aguardo.

    Vagner Teodoro

  33. Maria Alice Oliveira disse:

    Dr. Adriano, boa tarde
    Gostaria que se possível o Sr. me informasse algum especialista em tricologia, do seu conhecimento, aqui em Recife, pois já fiz alguns tratamentos dermatológicos, mas não resolveu o problema da queda e quebra dos meus cabelos. Me ajude por favor estou desesperada.
    Obrigada.

  34. Elaine disse:

    Bom dia
    Minha filha tem dez anos e há um ano vem sofrendo com as unhas do pé encravadas, já fizemos a cirurgia,retirando toda a unha , já fomos a vários especialistas e não sei mais como resolver o problema. O senhor poderia me ajudar? Como?
    Obrigada!

  35. Ana Paula Almeida disse:

    Dr.minha filha de 20 anos sofre muito com unha encravada já foi ao dermatologista fez a cantoplastia,raspou matriz da unha,arrancou a unha acho q ja passou de dez procedimentos em 4 anos é um sofrimento só.Agora está na podologa mais a unha teima em nascer machucando tudo gostaria de uma orientação, ela está tão desesperada tão descrente que quer arrancar. Ela é estudante moraem Sta.Barbara do Oeste SP e eu em Campestre MG fico muito nervosa com isso.O senhor pode me indicar uma soluçao.obgda

  36. Thais disse:

    Ola,meu nome é Thais tenho !5 anos costumo sempre fazer a unhas com a manicure a 3 semanas eu fiz a unha com uma manicurela desencravo minha unha tiro un coro enorme e depois desse dia minha unha ta igual a da foto,nao sei o q fazer mais ja tentei de tudo,doi bastante.Dr vc poderia me ajuda por favor.

  37. edinair da silva martins disse:

    Dr.Adriano
    Meus cabelos são cacheados mais estão sem vida os mesmo estão muitos secos também os cachos estão se desfazendo já usei tantos produtos e não deu certo o que devo fazer.

  38. aurelio william disse:

    SOU MORADOR DA CIDADE DE NITEROI -RJ. PRECISO UMA INDICAÇAO….AS DUAS UNHAS DOS DEDOES DOS PES ESTAO COM FUNGOS…….PEGUEM FAZENDO PE EM PODOLOGO…..NUNCA TIVE ESSE PROBLEMA….MORO EM ICARAI E POSSUO BRADESCO SAUDE …VC INDICARIA ALGUEM…..ABRACOS

Deixe um Comentário